Nem toda aranha é perigosa, a maioria das que encontramos em ambientes domésticos não são. Porém, há algumas espécies que podem provocar acidente e até mesmo a morte.
Existe no Brasil três espécies de aranhas que são particularmente perigosas.
- Loxosceles (ou aranha-marrom): A picada é indolor, por isso é comum que as pessoas percebem o ferimento apenas 8 a 12 horas após o acidente, quando a pele começa a dar sinais de necrose. É necessário procurar imediatamente um serviço de saúde, para tomar antiaracnídeo, em caso de suspeita de um acidente com essa aranha. Esse soro precisa ser tomado até 36 horas após a picada;
- Aranha armadeira: É mais a agressiva e tem uma picada bem dolorosa, pois, pica diversas vezes em seguidas. O veneno é neurotóxico, causa enrijecimento muscular, queda de pressão sanguínea, vômitos e náuseas;
- Viúva-Negra: Tem uma picada dolorosa e um veneno bem potente que ataca o sistema nervoso central, músculos e medula óssea.
Como devemos combater?
O mais importante é manter o ambiente limpo e livre de materiais que possam servir de esconderijo para elas. É sempre bom inspecionar a roupa de cama que fica em contato com a parede e o chão, verificar roupas e calçados antes de vesti-los, deixar a cama (e berço) afastado da parede, retirar teias de aranhas do teto, etc. Há diversas formas de combater aranhas, dependendo do local e tudo mais.
Em caso de infestação de aranhas, você pode entrar em contato com a ImunizaRio, pois temos profissionais especializados em dedetização de aranhas. Entre em contato conosco para orçamentos. Você pode entrar em contato também para tirar dúvidas.