A barata francesinha é uma espécie de barata que pode ser encontrada em muitas partes do mundo. Esta espécie de barata é conhecida por seu comportamento agressivo e por sua capacidade de caminhar em qualquer superfície, incluindo paredes e teto. Infelizmente, esta espécie de barata também é conhecida por sua capacidade de espalhar doenças e parasitas. Elas podem transmitir bactérias como a Salmonella e as hepatites A, B e C, e também podem ser vetores de outras doenças, como a leptospirose, a meningite e a diarreia. Também podem levar parasitas, como ácaros e pulgas. Além disso, eles podem ser uma fonte de alergias, pois suas fezes e seus exosqueletos são ricos em proteínas que podem desencadear reações alérgicas.
Elas podem aparecer em bares tradicionais, restaurantes de luxo, cafeterias, bares de tapas, estabelecimentos de fastfood, feiras gastronõmicas, food trucks, mercados, lojas de produtos regionais e também em locais como ambientes domiciliares, condomínios, escritórios, clínicas, etc.
Para evitar que isso aconteça, é importante manter as áreas limpas e livres de lixo e outros detritos que possam servir de alimento para as baratas. Caso haja a presença de baratas, é importante contatar um profissional de controle de pragas para realizar o tratamento correto.