Tudo precisa de renovação, e isso inclui reservatórios e caixa d’água que em algum momento, será necessário efetuar a troca. Poucas pessoas sabem disso, mas isso pode trazer diversos problemas para a saúde.
Quando falamos de caixa d’águas antigas, estamos falando especificamente de reservatórios que foram fabricados com amianto, que é uma fibra altamente cancerígena, sendo muito usados no Brasil e muitas pessoas não sabem desse problema. É importante saber que caixa d’águas que utilizam amianto são proibidos pela ANVISA.
Essa substância é caracterizada por ser uma fibra utilizado em telhas e pisos, mas quando amianto é inalado, pode desencadear diversas doenças no organismo e uma dela é câncer, pois age de maneira nociva ao organismo.
Uma caixa d’água antiga, pode conter rachaduras, sendo assim, o amianto pode acabar contaminando a água ali presente. Outro grande problema é que esse tipo de caixas dificilmente podem ser limpas, muitos especialistas afirmam que ao realizar o processo de limpeza, a abrasão das paredes pode liberar uma poeira tóxica, colo colocando até mesmo em risco a saúde da pessoa que esteja limpando.
O que se deve fazer caso possua caixa d’água de amianto?
A opção recomendada é fazer a troca, não só por questões legais (proibição da ANVISA), mas também por questões de saúde e melhor qualidade de vida para todos que consomem a água daquela caixa d’água.